DIA MUNDIAL DA ACREDITAÇÃO 2021

O Dia Mundial da Acreditação é celebrado, a 9 de junho, este ano sob o lema “Acreditação: Apoio à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. 

A data foi instituída em outubro de 2007 com o propósito de aumentar a consciencialização sobre a importância da acreditação e o seu valor de negócios junto das entidades com a função de regulação e/ou regulamentação, empresas (industriais e comerciais), consumidores e sociedade em geral, pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e pela Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC).

A acreditação determina a competência técnica, a integridade e a imparcialidade das organizações que prestam serviços de avaliação de conformidade, tais como Calibração, Ensaios, Certificação e Inspeção, com base em normas internacionais.

De referir que a nível da região da CEDEAO, foi criado em novembro de 2017, o Sistema Regional de Acreditação (ECORAS), com o objetivo de promover a acreditação na região. Em Cabo Verde, o ponto focal do ECORAS está sediado no Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).

De relembrar que o IGQPI é o organismo nacional coordenador do Sistema Nacional da Qualidade (SNQC) e do seu subsistema de Avaliação da Conformidade em particular, que enquadra de entre outras as atividades, a acreditação.

Partilhamos abaixo os link’s, contendo vídeos preparados pela IAF/ILAC no âmbito da comemoração deste importante dia.

Scroll to Top