Comemoração do Dia Mundial da Propriedade Intelectual

Lema: “PI & PME: levar suas ideias ao mercado”

O dia mundial da Propriedade Intelectual (PI) é comemorado anualmente no dia 26 de abril, desde de 2000. Este ano a celebração da data é feita sob o lema “PI & PME: levar suas ideias ao mercado”,cujo objetivo é proporcionar uma reflexão de como os Direitos de PI podem apoiar as Pequenas e Médias Empresas (PME` s), num mercado global afetado pela pandemia da Covid-19, que obrigou muitas empresas a repensarem a forma de se fazer negócios, bem como a abraçarem a inovação para poderem sobreviver.

Assim, pretende-se a nível mundial realçar o papel das PME` s no desenvolvimento dos países, pois são a espinha dorsal da economia. As PME` s representam a nível mundial cerca de 90 % dos negócios, empregando cerca de 50 % da força de trabalho global, e gerando até 40% da renda nacional em muitas economias emergentes ou mais, sem contar os negócios informais.

Em Cabo Verde as PME` s geram inovações e criações inspiradoras de bens e serviços destinados ao consumo. Todo negócio começa com uma ideia, que através da mente de alguém acaba por chegar ao mercado e consequentemente aos consumidores. Todavia, as PME` s precisam ser criativas para poderem competir entre si e com empresas maiores, daí a importância da utilização dos Direitos da Propriedade Intelectual como forma de alavancar os negócios.

Assim, tendo em vista o ano atípico causado pela pandemia da COVID – 19, o IGQPI comemora o dia mundial da Propriedade Intelectual com atividades destinadas às PME`s, por forma a ajudá-las a proteger as suas criações, invenções e inovações, para poderem crescer e serem mais competitivas.

Referências:

[1] https://www.wipo.int/ip-outreach/en/ipday/

[2]https://trade4devnews.enhancedif.org/pt/op-ed/pequenas-empresas-sao-fundamentais-para-o-crescimento-economico-em-africa

Propriedade Industrial

s

s

s

s

s

Propriedade Industrial – é o ramo da Propriedade Intelectual (PI) que abrange as criações que podem ser aplicadas em algum tipo de industrial.

Direitos de Autor e Conexos

s

s

s

s

s

s

É a faculdade exclusiva que o autor de obras literárias, artísticas e científicas têm, de fruir, utilizar e explorar as mesmas, ou autorizar a sua utilização por terceiros, no todo ou em partes.

Scroll to Top