IGQPI e parceiros promove formação sobre a NORMA ISO/IEC 17025:2017 destinada aos laboratórios de Ensaios

O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, IGQPI, em parceria com a Delegação da União Europeia em Cabo Verde, a UNIDO e o PNUD, promoveu durante os dias 23, 24 e 25 de junho, através da plataforma zoom, uma formação na Norma ISO/IEC17025:2017, destinado aos quadros superiores e técnicos dos laboratórios de ensaios para Produtos Alimentares.

A formação foi realizada no âmbito do Programa da Competitividade para a África Ocidental (WACOMP, sigla em inglês) e teve por objetivo capacitar os laboratórios que manifestaram interesse em integrar a Rede de Laboratórios e que estão em fase de implementação da referida Norma. De realçar, que a formação contou com a participação de 29 formandos, em representação de 9 laboratórios, provenientes de 5 ilhas: Santo Antão, São Vicente, Sal, Santiago e Fogo.

A NORMA ISO/IEC 17025:2017 especifica os requisitos de competência, imparcialidade e funcionamento consistente dos laboratórios de ensaio e calibração, com o objetivo de promover a confiança para gerar resultados válidos.

O projeto de criação e operacionalização da Rede de Laboratórios visa a otimização dos recursos técnicos, materiais e humanos já investidos em Cabo Verde nesse domínio, através do apoio na capacitação, participação em ensaios interlaboratoriais, bem como no suporte à implementação dos requisitos da referida Norma, que traduzirá em ganhos no controlo qualidade dos produtos serviços e processos em Cabo Verde.

Scroll to Top