O IGQPI – Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual recebeu a visita do Diretor do Departamento da Indústria da CEDEAO, Lassana Kabore que se fez acompanhar do seu antecessor, Akoju Kemji. Durante a visita estes altos funcionários puderam conhecer as instalações do Instituto, o espaço para o futuro Laboratório Nacional de Metrologia Legal, interagir com os Diretores e colaboradores da área da qualidade, bem assim se inteirar das atividades desenvolvidas no domínio da qualidade, dos projetos em carteira e dos principais desafios.
O Diretor do Departamento da Indústria da CEDEAO ficou impressionado e satisfeito com a visita, tendo reiterado o suporte técnico da CEDEAO no desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade em Cabo Verde.
A visita de cortesia decorreu à margem da Reunião do Comité Técnico de Gestão (TMC) da Estrutura de Harmonização de Normas (ECOSHAM) da CEDEAO, que aconteceu nos dias 7 e 8 de dezembro, na cidade da Praia e contou com a participação dos Diretores das Organizações Nacionais de Normalização (ONN) dos Estados Membros da CEDEAO, de altos funcionários da Comissão da CEDEAO, do ECREE – Centro da CEDEAO para Energias Renováveis e Eficiência Energética, bem como de parceiros internacionais.
O TMC aprovou seis normas relativas a sistemas de energias renováveis e sistemas híbridos para a eletrificação rural, às diretrizes e requisitos técnicos mínimos para a instalação de mini-redes solares fotovoltaicas, aos requisitos técnicos mínimos para inspeção de uma instalação de mini-redes solares fotovoltaicas e às normas mínimas de desempenho energético para inversores de mini-redes. Aprovou igualmente a proposta de revisão dos procedimentos para a harmonização de normas da CEDEAO. De relembrar que o IGQPI é o Organismo Nacional de Normalização (ONN) responsável pela elaboração e adoção de normas.