O Dia Mundial da Acreditação é celebrado, hoje, 9 de junho, este ano sob o lema “Acreditação: Apoiando o Futuro do Comércio Global”, visando demostrar como a acreditação apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1, 2, 3, 5, 8, 9, 10, 14 e 17.
A data foi instituída em outubro de 2007 com o propósito de aumentar a consciencialização sobre a importância da acreditação e o seu valor de negócios junto das entidades com a função de regulação e/ou regulamentação, empresas (industriais e comerciais), consumidores e sociedade em geral, pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF) e pela Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC).
A acreditação e o comércio estão ligados pela confiança, pois a esta é uma componente essencial das relações comerciais, quer seja a nível nacional ou internacional, porquanto que a acreditação apoia o comércio global pela via da eliminação de Barreiras Técnicas ao Comércio (OTC). As economias de todo o mundo há muito que se baseiam num sistema integrado de normalização, regulamentação técnica, metrologia, avaliação da conformidade, acreditação e fiscalização do mercado que constituem a infraestrutura da qualidade. Este sistema integrado gera confiança necessária às entidades reguladoras, apoia o comércio e garante que os consumidores e as empresas adquiram produtos e serviços de qualidade.
Apoiar o futuro do comércio global no Dia Mundial da Acreditação 2023, demonstra como as infraestruturas de qualidade nacionais e mundiais estão a adaptar-se aos avanços tecnológicos, às mudanças nos comportamentos dos consumidores e ao ambiente regulamentar, aos novos mecanismos de confiança e à evolução dos modelos de negócio.
De relembrar que o IGQPI – Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual é o organismo nacional coordenador do Sistema Nacional da Qualidade (SNQC) e do seu subsistema de Avaliação da Conformidade em particular, que enquadra de entre outras as atividades, a acreditação.
Consulte o vídeo sobre o Dia Mundial da Acreditação (24) IAFandILAC – YouTube