O país ocupou em 2021, de acordo com o “Global Innovation Index”, o 89º lugar entre as 132 economias mundiais, o que representa uma subida de 11 lugares em relação ao ano anterior e 4º lugar entre as 27 economias na África Subsariana.
A estratégia de inovação de Cabo Verde é desenvolver as competências dos jovens e empresários, incluindo a formação em codificação, software e técnicas de negócios, integrando a Propriedade Intelectual nas áreas chaves de desenvolvimento nacional
O Diretor Geral da OMPI, aquando da sua visita ao país, saudou esta abordagem prometendo o apoio a Cabo Verde para criar uma cultura não só de proteção, mas também de comercialização dos ativos da Propriedade Intelectual, pois o país tem muita potencialidade nesta área, salientou Daren Tang num dos seus discursos.
Tang anunciou ainda que a OMPI ajudará 200 jovens empreendedores a usar a PI para expandir seus negócios por meio de cursos fornecidos pela Academia da OMPI de entre outros.
Ainda durante a sua visita DG da OMPI salientou que a PI pode ser o catalisador nas três grandes áreas (Economia Digital, Industrias Criativas e Turismo) cruciais para a retoma e aceleração económica do país.