O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) acaba de receber a certificação na norma ISO 9001:2015, que atesta a conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade.
Enquanto organismo público que tem a seu cargo a gestão do Sistema Nacional da Qualidade de Cabo Verde (SNQC), o IGQPI recebeu no passado mês de outubro a comunicação da Associação Portuguesa de Certificação (APCER) sobre a sua Certificação na norma ISO 9001:2015, após a realização da auditoria de concessão.
Refira-se que a ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada a nível mundial e é baseada em sete princípios da gestão da qualidade, sendo que a Certificação neste referencial demostra a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização.
O certificado emitido pela APCER é reconhecido pela Rede de Certificação Internacional (IQNet) e declara que o SGQ do IGQPI se encontra implementado na prestação de serviços nos seguintes domínios: atribuição e proteção de direitos de propriedade industrial e registo de obras literárias, artísticas e científicas para a proteção de direitos de autor e conexos; gestão do sistema de controlo metrológico legal dos instrumentos de medição; desenvolvimento e garantia da coerência e atualidade do acervo normativo nacional.
A validade desta certificação é de três anos, sendo que anualmente haverá uma auditoria de acompanhamento.
De referir que o IGQPI, enquanto entidade nacional promotora do desenvolvimento de uma cultura da qualidade, almeja que a sua certificação na norma ISO 9001:2015 seja um incentivo e estímulo às organizações públicas e privadas que pretendam melhorar a qualidade enquanto fator de competitividade.
O IGQPI entra assim para o grupo ainda restrito das entidades públicas cabo-verdianas com certificação na norma ISO 9001:2015.