Workshop regional de formação destinado aos PFN-Pontos Focais Nacionais na utilização da Base de Dados da Qualidade e Indústria da CEDEAO – ECOQUIB, realizado na Serra Leoa

O IGQPI – Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, esteve presente dias 15 e 16 de julho de 2019, no “Workshop regional de formação destinado aos PFN-Pontos Focais Nacionais na utilização da Base de Dados da Qualidade e Indústria da CEDEAO (ECOQUIB)”, realizado em Serra Leoa, através do seu técnico Engº Natalino Andrade que é o Ponto Focal Nacional para a Base de Dados da Qualidade da CEDEAO.

O objetivo do Workshop foi de finalizar o processo de configuração da Base de Dados da Qualidade e Indústria da CEDEAO, nomeadamente:

  • Apresentar aos pontos focais nacionais a aplicação ECOQUIB desenvolvida pelo PSQAO;
  • Formar os pontos focais nacionais para utilizarem o ECOQUIB e assegurarem a atualização periódica dos dados nessa aplicação desenvolvida.

A existência de dados fiáveis ​​e atualizados são de suma importância para o desenvolvimento económico da sub-região. Nesse sentido, a CEDEAO decidiu, no âmbito das atividades do PSQAO – Programa Suporte Qualidade para Africa Ocidental criar uma Base de Dados relativa à Qualidade e Indústria denominada “ECOQUIB”. O PSQAO solicitou a designação de pontos focais da qualidade e da indústria em cada Estado Membro da CEDEAO que inicialmente e de acordo com uma ficha de dados pré-estabelecida recolheram a nível nacional, dados relativos a esses dois domínios, Qualidade e Indústria.