Workshop de Retoma do Programa Selo da Qualidade para a Certificação de Pequenos Alojamentos Turísticos

Sob a coordenação do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) com as parcerias da Direção Geral do Turismo e Transportes (DGTT) e do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), realizou-se no dia 24 de março, o Workshop de Retoma do Programa Selo da Qualidade para a Certificação de Pequenos Alojamentos Turísticos, através da plataforma Zoom.

O evento online teve como objetivo apresentar aos Pequenos Alojamento Turísticos das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santiago e Fogo, a adaptação dos requisitos do Selo da Qualidade e dos processos de Certificação e de Assistência Técnica com a inserção de requisitos de Segurança Sanitária do COVID-19, orientar os alojamentos para a obtenção do Selo da Qualidade e apoiar a melhoria da qualidade nos serviços.

De realçar que além dos 25 pequenos alojamentos turísticos, estiveram presentes outros parceiros, nomeadamente representantes das associações do turismo e das câmaras municipais das ilhas de Sto. Antão, S.Vicente, Santiago e Fogo, onde se retomarão ainda em março as atividades de prestação de assistência técnica aos alojamentos e se iniciará o processo de certificação.

Refira-se que o Programa “Selo da Qualidade” destinado a pequenos alojamentos, com 4 a 35 quartos, se enquadra no âmbito do Projeto de Competitividade para o Desenvolvimento Turístico (PCDT), financiado pelo Banco Mundial e coordenado pelo IGQPI em articulação com a DGTT e o ITCV. Este tem por objetivo promover um setor turístico competitivo e diversificado, através do apoio na melhoria da qualidade dos serviços dos PAT’s e da competitividade dos serviços nacionais.