Reunião preparatória entre as partes interessadas da área do Turismo, para a Criação da Comissão Técnica de Normalização do sector do Turismo.

O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual – IGQPI, enquanto Organismo Nacional de Normalização – ONN, acolheu na passada sexta feira dia 4, a reunião preparatória entre as partes interessadas da área do Turismo, para a Criação da Comissão Técnica de Normalização para o Turismo – CTN 007.

A reunião contou com a presença da Direção Geral do Turismo e Transporte, da Câmara do Turismo de Cabo Verde, da Associação das Agências de Viagens, da Associação do Turismo de Santiago e da ADECO, sendo que no decorrer da mesma, outras instituições foram identificadas como partes interessadas a serem convidadas para integrar a Comissão nas próximas reuniões. Foram igualmente eleitos os órgãos da CTN e aprovadas as principais ferramentas de gestão.

Com a criação desta CTN 007, será possível elaborar Normas Cabo-verdianas (NCV), adotar normas regionais e internacionais, acompanhar a Comissão Técnica de Harmonização das Normas da CEDEAO – THC 6 já existente e bem assim acompanhar outras reuniões internacionais de normalização para o setor do turismo, com o intuito de facilitar e promover a melhoria da prestação de serviço nesse setor que é um dos sectores que têm alavancado o desenvolvimento económico de Cabo Verde.

As Comissões Técnicas de Normalização, são órgãos especializados que visam a elaboração de documentos normativos em domínios específicos e no qual participam, em regime de voluntariado, entidades interessadas nesses tais domínios, traduzindo, tanto quanto possível, uma representação equilibrada dos interesses socioeconómicos abrangidos pelo setor de atividade desse domínio específico.