O FPEF e o IGQPI organizam palestra sobre a Propriedade Intelectual (PI) para empreendedores da Bolsa Cabo Verde Digital.

O Fundo de Promoção do Emprego e da Formação (FPEF) e o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) organizaram no dia 18 de fevereiro uma palestra sobre o tema Propriedade Intelectual (PI): Registo de marcas e patentes” para os empreendedores da Bolsa Cabo Verde Digital.

O objetivo da palestra foi informar e sensibilizar aos empreendedores da Bolsa Cabo Verde digital sobre a importância e as vantagens da utilização dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) em particular das Marcas e Patentes, como forma de proteger os seus ativos ligados as suas atividades económicas, bem como para valorizar a criatividade e inovação.

A palestra teve como oradora a Diretora dos Serviços da Propriedade Intelectual do IGQPI que abordou os Direitos da Propriedade Intelectual, sua importância e vantagens, dando ênfase às modalidades de registo das marcas e patentes.

Esta iniciativa está enquadrada no Programa Bolsa Cabo Verde Digital que visa fornecer aos empreendedores um conjunto de ferramentas de suporte à construção de estratégias adequadas para o desenvolvimento de modelos de negócios, pelo que a aposta na proteção e valorização do conhecimento, imagem da empresa (branding), inovação e criatividade através do uso das Marcas e Patentes é de extrema importância.

Realça-se ainda, que este programa que tem como objetivo central incentivar a criação de Startups tecnológicos e apoiar jovens que já estão neste sector, tendo como meta apoiar até 100 jovens empreendedores e um total de 50 tech Startups. Proporciona ainda, um acompanhamento empresarial, pré-incubação em organizações chaves nacionais, como Operadoras e Universidades.

Relembra-se, que o IGQPI criado em 2014, é o organismo nacional coordenador do Sistema Nacional da Proteção da Propriedade Intelectual, com competências em matéria de Propriedade Industrial e Direitos de Autor e Conexos, das quais se destacam o registo das diferentes modalidades da Propriedade Industrial (Marcas, Patentes, Logotipos, Desenhos ou Modelos, Indicações Geográficas e Denominações de Origem, entre outros) e Direitos de Autor e Conexos (Obras Artísticas, Científicas e Literárias).