IGQPI realiza Webinar sobre produtos pré-embalados

“Sensibilização para o Controlo Metrológico de Produtos Pré-Embalados” foi o título do webinar promovido pelo Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), no passado dia 27 de novembro, através da plataforma Zoom.

A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar as entidades sobre a importância do controlo metrológico dos produtos pré-embalados e dar a conhecer os principais conceitos e definições da área, os documentos internacionais de referência, os modelos de atuação das entidades competentes, entre outros.

O ato iniciou com palavras de boas vindas da Diretora do Serviço de Comércio do Ministério da Indústria, Comércio e Energia, Ludmilde Fernandes. O programa foi dividido em dois painéis: “Requisitos Legais e Ensaios de Verificação do Controlo Metrológico de Pré-embalados” e “Controlo Metrológico em Fábrica”.

A ação enquadrou-se na programação da primeira edição do Mês da Qualidade, cujo programa incluiu a realização de diversas atividades durante o mês de novembro.

Refira-se que a metrologia legal é a parte da metrologia que trata das unidades de medida, dos métodos de medida e dos instrumentos de medição no que diz respeito às exigências técnicas e jurídicas regulamentares, com o objetivo de proteger os cidadãos das consequências de medições incorretas.

Em Cabo Verde, o IGQPI é a entidade que coordena a metrologia legal, com o objetivo de assegurar e gerir o sistema de controlo metrológico, aprovar modelos de instrumentos de medição; reconhecer e qualificar entidades para a realização de operações de controlo metrológico; realizar ações de formação na área de controlo metrológico, entre outos.