DIA MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL/2019

A necessidade de testarmos as nossas capacidades, a emoção da competição e o respeito que sentimos quando observamos simples pessoas alcançarem feitos extraordinários, alimentou o nosso fascínio pelo desporto durante milhares de anos.

 

Este ano a campanha lançada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) sob o tema Alcançar o Ouro – A PI e o Desporto, possibilita um olhar mais atento para o mundo do desporto e tem como objetivo explorar a forma como a inovação, a criatividade e os Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) não só incentivam e protegem as várias modalidades desportivas, como também apoiam o seu desenvolvimento e o prazer que proporcionam no mundo inteiro.

 

O desporto transformou-se numa indústria global multimilionária que gera investimentos na construção de instalações, tais como estádios modernos ou redes de transmissão de alta tecnologia, e que cria emprego e entretenimento para milhões de pessoas no mundo.

 

As relações comerciais alicerçadas nos DPI ajudam a assegurar o valor económico das modalidades desportivas e estas, por sua vez, estimulam o crescimento da indústria, proporcionando às organizações desportivas a possibilidade de financiarem grandes eventos e disponibilizando os meios para a promoção global do desporto.

 

O mundo dos DPI, que envolve a proteção através das patentes, do design e das marcas, reflete-se nas várias vertentes desta indústria, seja nos acordos de licenciamento, na produção e venda de merchadising, como na utilização das tecnologias avançadas que têm vindo a influenciar a mudança de paradigma nas diferentes competições.

 

A campanha deste ano do Dia Mundial da PI traduz-se numa oportunidade para celebrar os nossos heróis do desporto e todos aqueles que inovam nos bastidores, de modo a incentivar o desempenho desportivo e a atração por esta forma particular de ser e estar no mundo.

 

Fonte: OMPI