Dia Mundial da Metrologia

20 de maio – Dia Mundial da Metrologiacelebrando a data da assinatura da Convenção do Metro, em Paris, realizada a 20 de maio de 1875, por representantes de 17 nações.
 
O lema escolhido para o ano 2017 é “As Medições para os Transportes”. Os transportes no mundo moderno desempenham um papel importantíssimo, não somente porque nos deslocamos, mas também porque transportamos alimentos, vestuários, mercadorias e matérias-primas. Efetuar transporte com segurança, eficácia e impacto mínimo sobre o meio ambiente implica um conjunto alargado de medições.
O Dia Mundial da Metrologia é uma manifestação anual, em que mais de 80 países comemoram o impacto das medições na nossa vida quotidiana. Cada ano, o Dia Mundial da Metrologia é organizado e celebrado, em conjunto pelo BIPM e pela OIML, com a participação da Instituição Nacional de Metrologia e das demais organizações nacionais envolvidas na Ciência da Medição.
 
O IGQPI celebra essa data com a realização de workshop, durante uma semana, apresentando os dispositivos legais que regulamentam o uso dos equipamentos de medições tais como: as balanças, taxímetros e bombas de combustíveis. Nos dias 16 e 17 de maio corrente, o IGQPI esteve na ilha do Fogo com diferentes personalidades e agentes, desde os operadores económicos, representantes das Câmaras Municipais de São Filipe, Mosteiros, e de Santa Catarina, fiscais municipais e consumidores em geral. Pretende-se realizar ações do género em Santiago norte.