IGQPI realiza webinar sobre Indicações Geográficas e Marcas de Certificação

“O Papel das Indicações Geográficas (IG’s) e Marca de Certificação na Valorização da Economia Local” foi o título do Webinar promovido pelo Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) no passado dia 19 de novembro de 2020.

O evento contou com uma intervenção de boas-vindas da Presidente do Conselho Diretivo do IGQPI, Engª Ana Paula Spencer Barros, e o encerramento contou com o representante da Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária.

O programa contou ainda com a intervenção da Diretora do Sistema de Lisboa da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, Alexandra Grazioli.

O webinar compreendeu dois painéis: Painel 1: Integração de Cabo Verde no Sistema de Lisboa: Oportunidades e vantagens e Painel 2:  Valorização e diversificação da economia local através das IG’s e DO’s.

A iniciativa se enquadrou no processo de elaboração da Politica e Estratégia Nacional da Propriedade Intelectual, com vista a informar e sensibilizar os diferentes intervenientes sobre a importância e os benefícios das Indicações Geográficas (IG’s) e Denominações de Origem (DO’s) na proteção e valorização dos produtos e saber fazer tradicional e sua contribuição no desenvolvimento da economia local.

Recorde-se que o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) é o organismo nacional responsável na gestão e desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção da Propriedade Intelectual, que tem como missão a promoção, a defesa e a proteção dos direitos da propriedade intelectual, tanto a nível nacional como a nível internacional.