Formação em Requisitos da Sustentabilidade para Pequenos Alojamentos Turísticos, Consultores e Auditores no âmbito do Programa de Certificação para Pequenos Alojamentos Turísticos

O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) promoveu ações de formação em Requisitos da Sustentabilidade destinadas aos Pequenos alojamentos turísticos, Consultores e Auditores, entre 23 de julho a 12 de agosto no âmbito do Programa de Certificação para Pequenos Alojamentos Turísticos, enquadrado no Projeto Competitividade para o Desenvolvimento do Turismo (PCDT), financiado pelo Banco Mundial.

 Os pequenos alojamentos turísticos, consultores e auditores, são os agentes chave para se alcançar o objetivo de melhoria da qualidade das infraestruturas turísticas, em particular dos serviços prestados por esses empreendimentos turísticos.

O IGQPI vem desenvolvendo diversas atividades em estreita colaboração com a Direção Geral do Turismo e Transporte (DGTT) e outros parceiros, dos quais se destaca as campanhas de sensibilização e divulgação deste programa nas ilhas de Santiago, Santo Antão e São Vicente.

 Durante essas atividades foram realizados vários encontros com parceiros locais (câmaras municipais, representações locais de instituições públicas e privadas) com vista a garantir a sustentabilidade deste programa de certificação e integração de todas as partes interessadas.

De referir que se realizou uma experiência piloto na ilha de Santiago e que dezenas de pequenos alojamentos já beneficiaram do programa de assistência técnica (workshop e visitas técnicas) desenvolvido com orientação técnica internacional, para apoiar os estabelecimentos turísticos a se preparar para a certificação.

Prevemos a curto prazo que esses pequenos empreendimentos turísticos reúnam todas as condições necessárias para certificar os seus serviços e assim poderem diferenciar os seus empreendimentos pela qualidade.

Por forma a apoiar os pequenos alojamentos turísticos na retoma das suas atividades na atual situação pandémica que assola o país e o mundo, este Pograma de Certificação dispõe de medidas de segurança sanitária para a prevenção da COVID 19.