Cabo Verde adota normas da Comissão Eletrotécnica Internacional

Cabo Verde adotou formalmente as normas da Comissão Eletrotécnica Internacional no passado dia 9 de Setembro de 2020, data em que foi enviada a Declaração de Adoção dessas normas como Normas Cabo-verdianas (NCV), que passam a vigorar em todo o território nacional.

Refira-se que o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), enquanto Organismo Nacional de Normalização (ONN), aderiu ao Programa de Países Afiliados da IEC – International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional) em Janeiro de 2017.

Na sequência, foi criada uma Comissão Técnica de Normalização dos Produtos Eletrotécnicos (CTN 006) com representantes de instituições nacionais da área de eletrotecnologia, nomeadamente o próprio IGQPI, a ARME, a CDC 3C, o CERMI, a DNICE, a ECREEC, a Engeduc, a ELECTRA, a UNICV e a UniPiaget. A CTN identificou e analisou as normas e recomendou a sua adoção por Cabo Verde.

O processo culmina com a Declaração de Adoção, que irá permitir com que Cabo Verde usufrua dos benefícios do programa, já que as normas adotadas irão servir de suporte à regulamentação técnica e certificação dos produtos, serviços e recursos humanos na área da eletrotecnologia.

Confira a lista das normas adotadas:

Saiba quais os procedimentos a seguir para adquirir as normas IEC adotadas por Cabo Verde.

  1. Apenas as normas Internacionais da IEC adotadas por Cabo Verde no âmbito do país afiliado podem ser adquiridas a 10% do preço do catálogo da IEC com um mínimo de 15 Francos Suíços (CHF) por publicação;
  2. Apenas as organizações sediadas no território Cabo-verdiano podem solicitar essas publicações;
  3. O IGQPI, sempre que solicitado pelo cliente, enviará ao Departamento de Vendas da IEC a lista das normas solicitadas, o nome da organização, endereço e detalhes de contato do usuário final;
  4. Os pedidos serão processados ​​pelo departamento de vendas da IEC;
  5. As normas terão marcas d’água com as informações do usuário final;
  6. As normas serão enviadas ao usuário final, após a boa cobrança.

+ Declaração de Adoção sobre os termos do Programa de Países Afiliados do IEC (em PDF)