Assinatura do Protocolo de cooperação técnica e Institucional com as Câmaras do Comercio de Barlavento e de Sotavento.

O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), por ocasião da 23ª edição da Feira Internacional de Cabo Verde que , ocorreu este ano em São Vicente, assinou com as  Câmaras de Comércio de Barlavento e de Sotavento, um protocolo de cooperação técnica e institucional que visa promover e explorar todas as potencialidades económicas das regiões, numa estratégia competitiva, sustentável e duradoura, apoiando as politicas e diretrizes nacionais para avançar com passos firmes na criação dos pilares da infraestrutura da qualidade, designadamente: de avaliação da conformidade, da metrologia e da normalização.

O referido protocolo foi rubricado pela Presidente do IGQPI, Engª Ana Paula Spencer e pelo Presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Dr. Belarmino António Ferreira Lucas, e  pelo Secretário Geral da Câmara de Comércio de Sotavento,  Dr. José Luís Neves, em representação do Presidente Dr. Jorge Spencer Lima.

De entre outros aspetos, as partes acordaram identificar oportunidades especificas para a montagem de programas temáticos e setoriais que visam a mitigação do défice da qualidade de produtos, processos e serviços, enquanto principal obstáculo para o acesso aos mercados nacional e internacionais. Estes programas poderão incorporar projetos de formação profissional, de sensibilização de operadores económicos de marketing para o acesso a segmentos específicos de mercados, certificação de produtos, processos e de serviços e orientados para beneficiar empresários, gestores, quadros técnicos, consultores e outros grupos profissionais com interesse nas áreas afins.

Acordaram ainda encetar esforços na mobilização de parcerias nos setores público e privado e bem assim recursos financeiros junto de entidades nacionais e internacionais, suscetíveis de viabilizar o desenvolvimento e implementação de projetos e programas conjuntos, para além de disponibilizar mutuamente e em condições privilegiadas, infraestruturas, equipamentos e recursos humanos de que dispõem, visando a realização de atividades inscritos nos planos de ação, no âmbito do presente acordo.

Informa-se, ainda, que os objetivos das Câmaras de Comércio de Barlavento e de Sotavento são de proporcionar às empresas regionais um conjunto de benefícios inerentes à sua atividade económica, como forma de cimentar o sentimento de pertença à mesma e promover o associativismo enquanto alternativa de crescimento sustentável e o IGQPI, por seu lado, tem por objetivo desenvolver e implementar a infraestrutura do Sistema Nacional da Qualidade e da Proteção da Propriedade Intelectual, relevantes para a melhoria da qualidade dos produtos, serviços, sistemas e a qualificação de pessoas.