Capacitação em norma ISO 17025

O IGQPI – Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual desenvolveu, com apoio do QIR – Unidade de Implementação do Programa Quadro Integrado Reforçado em Cabo Verde, uma ação de capacitação de quadros técnicos do Laboratório de Afonso Martinho em S. Antão.

A ação de formação decorreu de 15 a 26 de outubro de 2018 no Laboratório Afonso Martinho, na ilha de Santo Antão Município de Ribeira Grande e é destinada aos quadros que trabalham no referido laboratório.

A formação teve como principal objetivo contribuir para a padronização de testes e ensaios laboratoriais que são realizados no referido laboratório, preparação de procedimentos, implantação de metodologias e validação de métodos de análise, e bem assim as boas Práticas de gestão dos laboratórios que irão contribuir na avaliação de conformidade dos produtos a serem certificados.

Com esta formação pretende-se dar um contributo para criação de mais e melhor capacidade técnica do referido laboratório, com vista a sua integração no processo que o IGQPI tem em curso de criação das condições necessárias para a certificação dos produtos nacionais, nomeadamente a água engarrafada, o Grogue, alguns produtos hortícolas, queijo, etc.

O laboratório em Afonso Martinho em S. Antão foi escolhido como sendo um parceiro que a nível do SNQC-Sistema Nacional da Qualidade, irá certamente atuar no processo de certificação do grogue e outros produtos originários da Ilha de S. Antão, através de um projeto para Certificação de Produtos que vem contando com a parceria do PSQAO – Programa Sistema da Qualidade da África Ocidental.

Para além dos técnicos do Laboratório de Afonso Martinho, foram convidados técnicos nacionais de outros laboratórios, nomeadamente o LOPP, técnicos ligados à inspeção e o próprio IGQPI.

Salienta-se ainda que para além de coordenar o SNQC e outros sistemas, o IGQPI tem também como missão a promoção e a coordenação de atividades que visem contribuir para demonstrar a credibilidade da ação dos agentes económicos, bem como o desenvolvimento das atividades inerentes á sua função e laboratório nacional de metrologia, devendo prosseguir a sua intervenção em perfeita sintonia com os objetivos de construção de um Cabo Verde moderno e de melhor qualidade de vida dos cidadãos.